Neste ano, a Receita Federal trouxe uma novidade para a restituição do Imposto de Renda de 2022.
Para facilitar o processo de restituição, a Receita Federal possibilita que o contribuinte opte pelo recebimento do valor devido via Pix, que consiste na solução de pagamento instantâneo desenvolvida pelo Banco Central.
A opção de restituição através de conta corrente que é informada na última etapa do preenchimento da declaração do IR, permanece válida. A declaração pode ser entregue entre os dias 7 de março e 29 de abril.
De acordo com a Receita, o uso do PIX para pagar as restituições será uma maneira de facilitar o processo, pois ele também agiliza a alteração de conta para o crédito dos valores. Utilizando esta forma de pagamento, o Fisco espera diminuir os casos que é preciso reagendar os depósitos em decorrência inválidas ou incorretas.
Para utilizar o PIX para receber a restituição, será preciso que o contribuinte tenha uma chave cadastrada com seu CPF. Não serão permitidas chaves que usam números aleatórios, email e telefone.
José Carlos da Fonseca, supervisor nacional do programa do Imposto de Renda, explicou que o uso do PIX como forma de recebimento da restituição não muda em nada as regras de prioridade de recebimento determinadas. Seguem com prioridade os idosos, pessoas com deficiência ou doença grave e profissionais do magistério.
A maior vantagem de utilizar o PIX é que não seria preciso utilizar informações como agência e conta.
O que você achou da novidade? Nos conte nos comentários.
Fonte: FDR