Neste ano, a Receita Federal preparou meios para que a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) seja mais simples. Vejamos as novidades a seguir:
- Pré-preenchida: Agora você pode iniciar a declaração pré-preenchida em todas as plataformas, acessando com a conta gov.br de nível prata ou ouro.
- Carnê-Leão: Agora você pode importar os dados do carnê-leão em todas as plataformas (programa, app e online), inclusive informações de dependentes (se autorizado).
- Bens e Direitos: Criação de grupos, extinção de códigos não utilizados, possibilidade de informar rendimentos, obrigatoriedade do RENAVAM e alerta sobre registro para embarcações e aeronaves.
- Rendimentos Acumulados: Possibilidade de informar o valor de juros da ação judicial na ficha de Rendimentos Recebidos Acumuladamente (RRA).
- Serviços: Todos os serviços de imposto de renda no e-CAC agora podem ser acessados com a conta gov.br de nível prata ou ouro.
- Pagamento com PIX: Os DARFs do imposto de renda agora têm código de barras, QR Code e podem ser pagos via PIX.
- Dependentes: Possibilidade de informar e-mail e celular e obrigação de informar se o dependente mora com o titular. A confirmação atualiza o endereço no CPF do dependente.
- Atividade Rural: Permite a inclusão de vários participantes nos dados do imóvel explorado.
- App Meu Imposto de Renda: Acessando com a conta gov.br de nível ouro ou prata, permite consultar pendências e dívidas, emitir DARF e utilizar outros serviços pelo celular ou tablet.
- Restituição via PIX: Indique o CPF do titular da declaração como chave para receber a restituição via PIX.
- Alimentando: Identificação de quem é o alimentando: pode ser do titular da declaração ou de um de seus dependentes.
- Doações: Fim das doações para PRONAS e PRONON.
Gostou das novidades deste ano? Nos conte nos comentários.
Fonte: RFB